Celso R.

CNR – Click’N Run

Posted in GNU/Linux by Celso R. on 26 de Janeiro de 2007

Para quem não sabe CNR é a sigla para Click’N Run, o Package Manager do Freespire que permite instalar milhares de pacotes com um só clique. Até aqui novidade nenhuma.

Sistemas como o apt e rpm fazem o mesmo. Mas agora que o CNR através de um plugin OpenSource, o objectivo é implementá-lo noutras distros de modo a qualquer que seja o pacote (.deb ou .rpm são os pacotes até agora suportados) o programas instala, contribuindo para a tal estandardização que muitos newbies (e não só) reclamam em GNU/Linux.

Até agora as seguintes distros são suportadas: Debian, Fedora, Freespire, Linspire, OpenSUSE e Ubuntu.

E o que ganha a CNR.com ? Continua a poder vender software comercial através do CNR. E com o alargamento do suporte a várias distros a base de clientes aumenta bastante ;)

Como funciona:

Mais informação sobre as condições: http://www.cnr.com/faq.html

No futuro veremos se o serviço vai ter uma implementação forte. Parece-me que a futuro vai depender mais da forma como a CNR Warehouse apresentar o produto no mundo GNU/Linux que outra coisa. Mas tendo em conta o esquema apresentado parece muito promissor…

Q6: How “open” is this expanded CNR? What about naming it “Open CNR”?

A6: The plugins are all open source and the server uses published APIs, so we make it as open as possible. We can’t have it 100 percent open on the server side, because of the commercial application sales, credit card transactions, etc., but the delivery of FOSS side is quite open and public.

“Linux really needs an easier way to find and install software, regardless of which flavor of Linux you’re using.”

Linspire CEO Kevin Carmony in http://www.desktoplinux.com/news/NS9961124197.html

Comentários Desativados em CNR – Click’N Run

%d bloggers like this: