Celso R.

Adobe entrega formato PDF visando a sua publicação pela ISO

Posted in Informática by Celso R. on 29 de Janeiro de 2007

in: http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1283872

“A empresa norte-americana de “software” Adobe anunciou hoje a entrega do formato de documentos PDF à Associação de Gestão de Conteúdos Empresariais (AIIM), visando a sua publicação pela Organização Internacional de Standardização (ISO).

O PDF (Portable Document Format) é um formato electrónico desenvolvido a partir de 1990 pela Adobe e lançado em 1993, que pode ser lido pelo programa Acrobat Reader, o qual é disponibilizado gratuitamente pela Adobe.

Em comunicado, a Adobe indica que irá disponibilizar a especificação completa do PDF 1.7 à AIIM e que um comité conjunto, sob a responsabilidade daquela associação, irá identificar as soluções a propor e elaborar um documento a apresentar à ISO, para desenvolvimento e aprovação do formato PDF enquanto “standard” internacional.

Mais de 250 milhões de documentos em PDF

Kevin Lynch, vice-presidente sénior da Adobe, citado no comunicado, afirma que o anúncio de hoje é “o passo lógico na evolução do PDF de ‘standard’ de facto para um ‘standard’ formalizado”, acrescentando que, com esta decisão, a Adobe está a reforçar o seu compromisso de abertura total.

A Adobe afirma que existem hoje mais de 250 milhões de documentos em formato PDF na Internet e que este formato, disponível em 26 línguas e para diversas plataformas, é utilizado por governos e empresas de todo o mundo.

A Adobe é uma empresa de “software” fundada em 1982, com sede em San Jose (Califórnia, Estados Unidos), que emprega mais de seis mil pessoas em todo o mundo e facturou 2575 milhões de dólares (mais de 1990 milhões de euros) no último ano fiscal.

Entre os “softwares” mais conhecidos da empresa contam-se o programa de tratamento de imagem Adobe Photoshop, o Flash Player, o Adobe Premiere Pró (edição de áudio e vídeo) e o MacroMedia Studio e Macromedia Flash, vocacionados para a internet e conteúdos móveis.”

Comentários Desativados em Adobe entrega formato PDF visando a sua publicação pela ISO

%d bloggers like this: